A dieta cetogénica é o oposto do que pode ser considerada uma dieta saudável e equilibrada. A dieta cetogénica é rica em gordura, pobre em hidrato de carbono e com proteína suficiente para assegurar o crescimento e a reparação dos tecidos.
Rica em gordura
É importante ingerir alimentos ricos em gordura em quantidade suficiente para permitir que o corpo produza as cetonas, necessárias para utilizar como fonte energética. A maior parte das necessidades energéticas é proveniente de gorduras, por exemplo, azeite, óleo de girassol, óleo de coco, manteiga, margarina, maionese, creme de leite e produtos de elevado teor de gordura disponíveis mediante receita médica.
Baixo teor de hidratos de carbono
Na dieta cetogénica, a ingestão de alimentos com hidratos de carbono é reduzida (chocolates, doces, batatas fritas, leite, iogurte, pão, batata, massa, fruta, etc). Isto faz com que a glicose deixe de ser utilizada como fonte de energia e o corpo passe a usar gordura para produzir cetonas e obter energia.
Proteína em moderação
A proteína é fundamental para o crescimento e reparação dos tecidos e o nutricionista vai garantir que sejam incluídos alimentos com proteína em quantidade adequada e de boa qualidade na sua alimentação diária (por exemplo, carne vermelha, frango, peixe, ovos e queijo).
Leia menos